"Caminhante, são teus rastos o caminho, e nada mais: caminhante, não há caminho, faz-se caminho ao andar.
Ao andar faz-se o caminho, e ao olhar-se para trás vê-se a senda que jamais se há-de voltar a pisar.
Caminhante, não há caminho, somente sulcos no mar."

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Periodo de Observação

O período de observação foi distribuído em cinco dias, de 22 a 26 de março com duração de 20 horas. Nesses dias, tivemos a oportunidade de observarmos as condições do espaço físico, as relações entre os alunos e professores e demais profissionais da instituição, relações ocorridas no portão da escola, bem como a prática pedagógica utilizada pela professora regente da sala a qual realizaremos a intervenção. Realizamos também, entrevistas com a gestão escolar, a coordenação pedagógica, a professora, os alunos e os agentes administrativos.
Vale ressaltar que o objetivo desse trabalho não é uma mera descrição da realidade, nem se trata também de criticarmos a prática educacional da instituição, mas sentir de perto a estrutura, a organização e funcionamento da unidade escolar para compreendermos a vida da escola, seus problemas e perspectivas, bem como refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola campo de estágio e baseado nos dados colhidos então, elaborarmos o nosso projeto de intervenção.
A problemática encontrada durante essa observação não é fortemente preocupante. Na sala, encontramos a maioria dos alunos alfabetizados, existindo alguns alunos com dificuldades no que diz respeito a lecto-escrita. quanto ao comportamento dos alunos, em geral, foi bom, houve respeito conosco e organização na execução das atividades propostas durante o período de diagnostico, aplicamos uma atividade de português e outra de matemática com o intuito de conhecer o nível de desenvolvimento dos alunos. No que se refere à direção, coordenação, professores e demais pessoas que trabalham na escola, fomos muito bem recebidos por todos

Portanto o período de observação constitui em um momento importante configura-se como o nosso primeiro contato com a escola campo de estágio, e a partir das reflexões feitas sobre o concreto da realidade escolar, buscarmos subsídios teóricos e metodológicos para o nosso projeto de intervenção. Dessa forma, o diagnóstico da escola é fundamental como base para o desenvolvimento do estágio.

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